quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Informativo Paroquial- Coluna Infantil- Setembro/2011

Olá, crianças!
Setembro chegou. E neste mês, ouviremos falar muito sobre a Bíblia, a Palavra de Deus.
1- Certo dia, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e lhe disse que sua mulher, já idosa, teria um filho. Zacarias não acreditou nas palavras do anjo. A partir desse dia, ele ficou mudo e só voltou a falar quando o menino nasceu.

2- Jesus andava pela cidade quando, no seu caminho, apareceu um cego. Jesus perguntou qual era o seu nome. Ele respondeu e pediu a Jesus que o curasse, porque não agüentava mais viver de esmolas.

3- Ana era uma mulher muito bondosa, mas vivia triste. Todas as mães tinham lindos filhos, mas ela não tinha um bebê. Ela rezava todos os dias assim: - Ó Deus, se tu me deres um filho, eu o entregarei a ti para servi-lo durante toda a sua vida.

4- Quando ele e sua esposa Sara eram bem velhinhos, Deus deu a eles um filho. A criança se chamou Isaac.

5- Um homem resolveu ir até a cidade de Jericó. Mas, no meio do caminho foi roubado por ladrões, bateram nele, levaram todo o seu dinheiro e o deixaram à beira da estrada. Muitos passaram por ele, mas só olhavam e iam embora. Até que apareceu alguém...

6- A filha do Faraó ao tomar banho no rio com suas criadas achou um cesto com uma criança. O menino foi adotado por ela.

7- Um pai tinha dois filhos, um deles se cansou da casa paterna e pediu ao pai a sua parte da herança. E saiu pelo mundo...

8- Muitos homens maus o jogaram numa cova cheia de leões, a fim de que ele morresse. Mas Deus o protegeu e fez com que os leões ficassem amigos dele.

9- A família dele era muito grande. Eram 11 irmãos. Seu pai se chamava Jacó e sua mãe Raquel. Seus irmãos tinham muita inveja dele, por isso resolveram vendê-lo aos mercadores, que o levaram para o Egito como escravo.

10- Ele ficou 3 dias preso na barriga da baleia, até que se arrependeu por ter desobedecido a Deus e pediu perdão.

11- Todo mundo tinha medo dele, ninguém queria enfrentá-lo numa luta. Certo dia, apareceu um jovem pequeno, mas corajoso e muito obediente a Deus, que disse ao Rei Saul que iria enfrentar o gigante.

12- Então Deus disse a Noé: "Faça um barco bem grande, uma arca, porque eu vou mandar uma chuva bem forte, um dilúvio.

domingo, 28 de agosto de 2011

Para você, amigo catequista!

Neste dia, faça essa prece:


Amigos catequistas,
desejo a vocês neste dia especial...

Que o Senhor esteja em seus corações e em seus lábios para que possam anunciar dignamente o Evangelho, fazendo da catequese um serviço generoso, assumido com alegria e com fé.

Com carinho,
Catarina

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Celebração do dia do catequista

   Oração para o final da celebração do dia do catequista.

 
Senhor, fazei-nos cada vez mais dóceis à ação do Espírito Santo.
Enviai o Consolador para que, 
com testemunho da vida e da graça de Jesus, 
façamos ressoar na Igreja e no mundo, 
a viva voz do Evangelho.
Maria Santíssima, primeira catequista,
caminhe firme conosco 
ensinando-nos a Palavra. 
Amém!
Ave Maria, cheia de graça...

Sugestão para a celebração do dia do Catequista

 Após a saudação do celebrante, os catequistas apresentarão os sinais   levados por eles, com a seguinte introdução:

Comentarista- Vivemos em um mundo cheio de contradições. A realidade que nos cerca, parece apontar mais a  morte do que a vida. Mas é preciso perceber os sinais de esperança através dos gestos de fraternidade, solidariedade e sensibilidade diante do sofrimento e da dor.
 
Catequista – Trazemos ao Senhor, sinais vividos e testemunhados por tantos catequistas, que se empenham em construir o Reino de Deus.

ÁGUA – Catequista____________ - Senhor, queremos ser a água que penetra a terra do ser humano para despertá-lo da sua condição de filho, "criado à semelhança de seu Criador".

ÓLEO- Catequista ____________ - Senhor, queremos ser o óleo que unge o homem e mulher, tornando-os comprometidos com a missão à serviço da vida.

PÃO – Catequista ____________ - Senhor, queremos ser o pão que sacia e alimenta , matando a fome de comida, de afeto, de justiça e de Tua Palavra.

VELA - Catequista ____________ - Senhor, queremos ser o fogo que aponta e ilumina caminhos para construir Teu Reino.

FRUTOS – Catequista ____________  - Senhor, queremos ser frutos de vida nova em meio às nossas comunidades, capazes de produzir diálogo, acolhida e solidariedade.

SANDÁLIA - Catequista ____________ - Senhor, queremos ser as sandálias de quem põe os pés no chão da vida do povo, para superação da miséria e da fome.

BÍBLIA- Catequista ____________ - Senhor, queremos ser a Tua Palavra que ensina, conforta, questiona e orienta. 

Papa Bento XVI anuncia o lema da JMJ no Rio de Janeiro

O papa Bento XVI anunciou ontem, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.

O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri. A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.

“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI.

Fonte: Blog da CNBB

sábado, 20 de agosto de 2011

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
Maria foi elevada ao céu em corpo e alma

A festa da Assunção nos recorda que Nossa Senhora foi levada para junto de Deus, no céu, de onde intercede por todos nós, seus filhos e filhas. Maria acreditou e viveu como Jesus quis. Ela ouvia e guardava as palavras de Jesus em seu coração.
É tradição cristã que aos 72 anos de idade despediu-se de sua vida terrestre. Dizemos despediu-se, porque no sentido correto da palavra, ela não morreu, teve um "sono transitório" e foi transportada para os Céus, em Corpo e Alma, por um sonoro cortejo de Anjos.
Diz a tradição, que quando Maria entregou sua alma a Deus, ela estava no meio dos apóstolos, mas faltava um, era Tomé que estava pregando em terras distantes. Quando ele chegou, a Virgem já havia sido sepultada no Vale de Cedron. Tomé não se conformou, e pediu para abrir o túmulo, pois ele queria beijar as mãos de Maria uma última vez. E assim fizeram os apóstolos, mas quando abriram, encontraram o túmulo vazio, apenas um suave perfume de flores e uma melodia celestial.

E  a missão de Maria não chegou ao fim.  Ela continua intercedendo a Deus por nós, em todas as nossas necessidades.  O seu coração de mãe continua nos amando.

Desde o século V, a Igreja comemora a ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA aos Céus no dia 15 de Agosto  

Atividade: coloque em cada coraçãozinho, o nome de todos os seus amiguinhos da catequese.
                                                                           

domingo, 14 de agosto de 2011

Oração pelo papai

Que as bênçãos de Deus 
desçam sobre todos os papais neste dia.
Feliz Dia dos Pais!!